Slow blogging: publicando conteúdos relavantes, sem pressa
Postado em 14/12/2020   | por Maíra Passos

Slow blogging: publicando conteúdos relavantes, sem pressa

Vocês conhecem o movimento do “slow blogging”? Slow, do inglês, significa lento, devagar. Traduzindo, slow blogging seria fazer o blog sem pressa. Na verdade, o termo surgiu com o Slow Blog Manifesto, publicado em 2006, por Todd Sieling, do Canadá. Apesar da realidade digital está bem diferente 14 anos depois, esse conceito “voltou” a ser discutido por alguns influenciadores, recentemente.

Muitos nem blogs têm, produzem o conteúdo voltado mais pras mídias sociais. Mas a ideia do slow blogging é uma rejeição ao imediatismo, a ter que publicar tudo o tempo todo. O problema? A qualidade do conteúdo, publicações vazias ou pouco relevantes. Eu até publiquei aqui, ano passado, sobre “perdeu a oportunidade de ficar calado”, sobre o excesso de posts (desnecessários, muitas vezes).

E nas de mídias sociais, “ela” (Instagram, Facebook, Youtube, TikTok…) quer que a gente permaneça o maior tempo possível conectados. Ela quer sempre a maior audiência, como qualquer mídia. Pra isso, estimula também que o criador de conteúdo, seja pessoa, influenciador ou marca, publique a maior quantidade de posts possíveis. Se você começa a publicar menos, ela começa a mostrar seu conteúdo para menos pessoas… o tal do algoritmo.

Tira likes para demonstrar que “se importa” com a saúde mental, mas continua querendo que as pessoas postem o tempo todo, que estejam sempre conectadas.

O lado bom é que quando um conteúdo é interessante, de fato, as pessoas vão prestar mais atenção nele, querer participar da discussão (comentar), encaminhar para outras pessoas (porque achou aquilo interessante), compartilhar etc. E se as pessoas interagem, demonstram interesse, as mídias sociais (o algoritmo) também entende que teu post é relevante e mostra ele para mais pessoas!

Então, apesar dos pesares, você pode crescer a audiência postando pouco, desde que seu conteúdo tenha QUALIDADE.

Fica a relfexão! =)

Contato pelo e-mail redacao@mairacp.com, WhatsApp (81 3014.2552), direct no Instagram ou inbox no Facebook.

Por Maíra Passos, jornalista e assessora de comunicação
Jornalismo, Unicap (2008)
MBA em Marketing, UPE (2010)
Pós-graduação em Influência Digital, PUC-RS (2020)
Mais no Linkedin

Categorias: Comunicação | Produção de conteúdo | Social Media |
Tags:,
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *