Que tipo de conteúdo produzir durante a pandemia do novo coronavírus?
Postado em 08/04/2020   | por Maíra Passos

Que tipo de conteúdo produzir durante a pandemia do novo coronavírus?

Neste período de crise, importante ser coerente no seu discurso para um engajamento mais real e humano 

O que devemos publicar neste momento? Assuntos relacionados somente ao novo coronavírus? Ou devemos fugir do tema? Primeiramente, devemos lembrar que o mundo está em crise, que a atenção das pessoas está voltada para a doença, sua cura e volta da “normalidade”.

Algumas pessoas têm medo de falar da Covid-19 nas suas publicações, sejam nos posts para as redes sociais, blogs, sites e demais materiais de divulgação. Já outras publicam demasiadamente informações sobre a doenças e, na maioria das vezes, não possuem propriedade para falar cientificamente sobre o assunto (ou acabam colocando conteúdos bem generalizados).

Se você não é da área de saúde, não faz muito sentido dar informações sobre a doença. Mas podemos abordar outros temas relacionados ao momento, com soluções para ajudar as pessoas durante a crise. A exemplo deste próprio post, que eu tento sugerir o que as empresas, profissionais e criadores de conteúdo podem publicar agora.

IDENTIFICAÇÃO COM O CONTEÚDO 

A ideia é que seu público se identifique com o conteúdo. Ele estará lendo, vendo ou ouvindo agora? Então, esse conteúdo tem que “servir” para ele agora! Quando temos uma empresa que não parou durante a crise ou está com novos serviços/produtos voltado para este período de quarentena, fica mais fácil divulgamos essas informações.

Porém, mesmo as áreas que tiveram que fechar temporariamente, é possível (e fundamental) continuar se comunicando com seu público para continuar sendo lembrado. Com um conteúdo útil para eles, ajuda a gerar empatia e engajamento mais real. Também podemos dinamizar as publicações com lembranças, portfólio, conhecimento sobre os serviços etc., desde que insira dentro do contexto.

CONTEXTUALIZAR AS PUBLICAÇÕES

Por exemplo, “aproveite o tempo livre durante a quarentena entender como as ferramentas de marketing de conteúdo podem ajudar a divulgar sua empresa”.  E não apenas “jogar” um texto sobre “o que é marketing de conteúdo”. Está criando e desenvolvendo projetos durante a crise? Mostre seu processo criativo!

Não precisar ter medo de falar da crise, do isolamento e da pandemia. Assim como tem gente tentando transformar a forma de trabalhar e oferecer seus serviços agora, também devemos adaptar como vamos nos comunicar. Fica a reflexão!

Categorias: Comunicação |
Tags:,
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *