Por que assessoria de imprensa digital é tendência no marketing?
Postado em 19/06/2020   | por Maíra Passos

Por que assessoria de imprensa digital é tendência no marketing?

Entenda como funciona o serviço e como ele pode agregar nas estratégias de comunicação da sua marca

Um dos principais motivos de assessoria de imprensa digital ter sido apontada como tendência no marketing neste 2020 é porque o Google vem ranqueando melhor os sites que são citados em outros sites. Ou seja, se o seu site aparece em outros sites, blogs e portais, o Google vai “entendendo” que ele é relevante e, assim, tende a posicionar melhor o seu site quando seu cliente for pesquisar sobre você, resumidamente.

E uma das formas de conseguir isso é através do serviço de assessoria de imprensa, que pode sugerir pautas sobre sua marca e enviar para veículos de comunicação online, como portais de notícia. Assim, seu site vai ser citado dentro do conteúdo publicado espontaneamente na imprensa online ou em blogs de influenciadores digitais.

Porém, assessoria de imprensa digital vai muito além do que emplacar mídia espontânea do cliente em veículos de comunicação online. Na verdade, é só uma consequência da evolução da assessoria de imprensa no processo de transformação digital, muito mais amplo. A assessoria de imprensa atua no posicionamento de marca, ajudando na credibilidade e reputação, seja no ambiente físico ou digital.

Estratégias da assessoria de imprensa 

Primeiramente, a assessoria de imprensa vai analisar como pode trabalhar a marca na mídia, que pautas podem ser abordadas de acordo com o perfil do cliente e para que veículos de comunicação ou editorias é interessante abordar determinados assuntos. Isso porque, o objetivo é conseguir publicações espontâneas. A assessoria de imprensa manda o press-release como sugestão para o jornalista.

Assim, quanto mais a informação for relevante e de interesse público, a imprensa vai publicar como notícia (publicação espontânea, não paga, diferente de anúncio publicitário, que é espaço pago). Então, abordar determinado portal, site ou blog para enviar a sugestão de pauta é só uma das ações dentro da estratégia da assessoria de imprensa.

Transformação digital 

Com a transformação digital e a diminuição dos veículos impressos, como o tamanho dos jornais e revistas, hoje, as assessorias de imprensa vêm pautando cada vez mais veículos online, consequentemente. E também estão adaptando o formato do conteúdo para continuar noticiando a marca nas novas mídias. A exemplo de sugerir seu cliente como entrevistado para lives nas mídias sociais ou participar de um podcast.

Desenvolver estratégias digitais com a imprensa também é importante, como transmitir coletivas de imprensa ao vivo ou criar conteúdo extra do cliente em vídeo e áudio para compor as pautas. São constantes transformações na comunicação (no mundo), mas com criatividade e atento às mudanças, é possível realizar várias ações para continuar noticiando os assuntos da sua marca.

Contato pelo e-mail redacao@mairacp.com, direct no Instagram ou inbox no Facebook.

Por Maíra Passos, jornalista e assessora de comunicação
Jornalismo, Unicap (2008)
MBA em Marketing, UPE (2010)
Pós-graduação em Influência Digital, PUC-RS (2020)
Mais no Linkedin

Categorias: Comunicação |
Tags:
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *