O trabalho da assessoria de imprensa em tempos de pandemia
Postado em 13/05/2020   | por Maíra Passos

O trabalho da assessoria de imprensa em tempos de pandemia

Se por um lado a crise mundial causada pelo novo coronavírus afeta o setor de comunicação, com cortes e menos investimentos para área, a pandemia aumentou o tráfego em várias mídias 

De acordo com gráfico publicado pela NeilPatel, o setor de mídia teve aumento de tráfego de 40%, devido a buscas constantes por informações sobre a covid 19. Além disso, o jornalismo ganhou mais espaço na programação de emissoras de rádio e televisão durante esta quarentena.

Como isso impacta no trabalho da assessoria de imprensa? Continuamos enviado sugestões de pauta dos nossos clientes para imprensa, viabilizando publicações espontâneas para os assessorados. No geral, há até mais espaço para conseguirmos “emplacar” nossas pautas, desde que o conteúdo esteja muito bem contextualizado e seja relevante para o momento, claro.

Inclusive, há oportunidades de pautas em novos formatos, como as lives (as entradas ao vivo) nas mídias sociais. Alguns veículos de comunicação também estão apostando nesse formato para produzir conteúdo, principalmente de entrevistas, durante este período de isolamento. É um conteúdo a mais que vem sendo produzido para Instagram, Facebook ou YouTube de jornais, portais e revistas, por exemplo.

Algumas rádios também estão fazendo lives e convertendo o áudio das entrevistas para o formato de podcast (conteúdo de áudio que fica disponível online). Falando em mídia online, sabia que assessoria de imprensa digital foi considerada como tendência do marketing neste 2020? Assessoria de imprensa digital é quando as pautas enviadas focam nas publicações online, como sites, portais e blogs.

E o Google tinha anunciado que ia considerar rankear melhor, considerar mais relevante, os sites que fossem citados em outros sites. Então, além de mídia espontânea, construção de imagem e credibilidade para a marca, ter seu site divulgado em outros sites ajuda a ele ser melhor ranqueado organicamente nas ferramentas de busca do Google!

Ou seja, durante a pandemia, a assessoria de imprensa vem explorando mídias tradicionais e novos formatos para continuar compartilhando informações. O momento não é fácil, mas também pode ser de oportunidade, como de “virar” notícia e continuar se conectando com seu público, através de canais e informações relevantes.

Gerenciamento de crises

Por fim, lembramos que assessora de imprensa também atua no gerenciamento de crises, caso situações inesperadas com o cliente acontece e repercuta na imprensa e/ou mídias sociais. Assim, atuamos intermediando os fatos com a imprensa e produzimos notas de esclarecimentos. O objetivo é diminuir os impactos da crise com uma comunicação transparente.

Categorias: Assessoria de imprensa | Comunicação |
Tags:,
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *