Na Ponta do PÉ produz a minissérie No Passo Delas, sobre a mulher no frevo, enquanto dança Passista Bruna Renata | FOTO: Maíra Passos
Postado em 03/08/2022   | por Maíra Passos

Na Ponta do PÉ produz a minissérie No Passo Delas, sobre a mulher no frevo, enquanto dança

Os episódios, produzidos pela Maíra Passos Comunicação, mostram a importância da artista do passo na história do frevo, da construção até hoje

Para falar sobre a representatividade feminina no frevo, enquanto dança, Na Ponta do PÉ, projeto de conteúdo de dança, idealizado pela jornalista Maíra Passos (e produzido pela Maíra Passos Comunicação), apresenta a minissérie “No Passo Delas”. A proposta é mostrar que o passo também é delas, como passistas, coreógrafas e mestras, responsáveis pela formação de gerações de dançarinos de frevo.

Apesar de tantas mulheres à frente do frevo, tantas vezes também foram (e ainda são) silenciadas, como se o passo, por ter movimentos ágeis e fortes, não fosse para elas. Dessa forma, “No Passo Delas” vai traz depoimentos de artistas da dança que fazem o frevo acontecer, entrevistando mestras e passistas das novas gerações.

A minissérie aborda sobre os desafios de ser mulher artista de dança popular num ritmo que as referências masculinas predominam, além de falar sobre o processo criativo dessas mulheres para manter o frevo vivo. Quem são as mestras do passo? Como é o passo delas? Esses são alguns dos questionamentos que serão levantados durante três episódios, produzidos com incentivo da Rádio Frei Caneca FM, através do edital do Concurso de Minisséries.

Assim, a estreia da minissérie acontece na emissora pública, mantida pela Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, durante este mês de agosto. Os episódios ficarão disponíveis também no site napontadope.com e canal do YouTube (youtube.com/napontadope). O primeiro episódio já está no ar. O segundo e terceiro ficarão a partir do dia 09 e 16/08, respectivamente.

SOBRE OS EPISÓDIOS

Episódio 1: Quando a mulher começou a cair no passo?

No primeiro episódio da minissérie No Passo Delas, será abordado o frevo, enquanto dança, em sua questão histórica, e quando a mulher começa a “cair no passo”. Assim, traz depoimentos de Rita de Cássia Barbosa, pesquisadora do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira – Cehibra, da Fundação Joaquim Nabuco – e da passista Lucélia Albuquerque, professora de dança e integrante do grupo Guerreiros do Passo. * Primeiro episódio disponível: https://youtu.be/DoI-JJyOhUk

Episódio 2: Tradição e renovação do passo

O frevo é marcado pela tradição, mas também está em constante renovação. No segundo episódio da minissérie No Passo Delas, a minissérie traz a passista mais antiga do Brasil e Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra, para contar sobre sua história de luta para manter a tradição do frevo vivo, repassando a tradição do passo por gerações. Também aborda as novas criações e re-criações em cima do passo, contando com a participação da bailarina e coreógrafa Paula Azevedo, diretora da Criart Cia. de Dança.

Episódio 3: Novas gerações de passistas

O terceiro episódio da minissérie No Passo Delas vem para lembrar que o frevo segue pulsando nas novas gerações, apesar dos desafios de ser mulher, artista e passista. Os depoimentos são das passistas Bruna Renata, diretora da Cia. de Frevo do Recife, e de Gabriela Carvalho, campeã da última edição do Concurso de Passistas do Recife, na categoria feminina.

SOBRE NA PONTA DO PÉ

Na Ponta do PÉ: pra ver a dança de PE. Com o PÉ em maiúsculo, referenciando nossa pernambucanidade, surgiu o napontadope.com, projeto de conteúdo sobre a dança pernambucana.  Idealizado pela jornalista e bailarina Maíra Passos, o projeto de jornalismo cultural nasceu com a ideia de ajudar na divulgação do cenário da dança Pernambucana, em seus diversos estilos.

É pioneiro no estado como veículo de comunicação online especializado em informar sobre o universo da dança, estando no ar ininterruptamente, desde 2012, já somando mais de 700 publicações no seu site, além de conteúdo extra compartilhado nas suas redes sociais. Hoje, são mais de 30 mil pessoas que acompanham a dança de Pernambuco, através do Instagram, Facebook, TikTok e Youtube do Na Ponta do PÉ.

SERVIÇO

O quê? Minissérie “No Passo Delas”
Acesso: gratuito
Onde: youtube.com/napontadope
Playlist: No Passo Delas
Informações: napontadope.com  
Instagram: @canalnapontadope
Tik Tok: @napontadope

Por Maíra Passos, jornalista e assessora de comunicação
Jornalismo, Unicap (2008)
MBA em Marketing, UPE (2010)
Pós-graduada em Influência Digital, PUC-RS (2021)
Mestranda em Comunicação, UFPE (2022). Mais no Linkedin

Categorias: Comunicação | Jornalismo |
Tags:, ,
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *