Innovation Camp estimula jovens a criarem soluções inovadoras para o mundo dos negócios
Postado em 25/07/2019   | por Maíra Passos

Innovation Camp estimula jovens a criarem soluções inovadoras para o mundo dos negócios

O programa, desenvolvido pela Junior Achievement, atua na capacitação de estudantes entre 15 e 18 anos e ajuda a inseri-los no mercado de trabalho

Estimular jovens a criarem soluções inovadoras para o mundo dos negócios é uma das propostas do Innovation Camp, programa realizado pela Junior Achievement, instituições sem fins lucrativos e que atua na educação empreendedora de jovens. Com duração de 8h/aula, os estudantes recebem lições de empreendedorismo e aprendem, na prática, sobre ferramentas para resolução de problemas e planejamento, como design thinking, desk research, brainstorming e canvas.

No encontro, os jovens recebem um desafio empresarial e, ao final do treinamento, precisaram apresentar soluções criativas, com ideias desenvolvidas em grupos. A apresentação acontece no formato de pitch, passando por uma banca avaliadora.  Em Pernambuco, a última edição do projeto foi desenvolvida com alunas da Escola Técnica Estadual do Porto Digital, entre 15 e 18 anos, e aplicado em parceria com a Avanade.

Ao final do programa, as melhores soluções foram selecionadas para participar de estágio de férias, com duração de 15 dias, na área de tecnologia da informação, na própria Avanade. “A experiência tem sido incrível. É meu primeiro contato com o mercado de trabalho. Ter essa experiência, aprender coisas novas e poder acompanhar a rotina das pessoas que exercem a minha futura profissão, é bastante enriquecedora”, comenta a estudante Kaylane Paes, de 16 anos.

A iniciativa tem estimulado os estudantes a se dedicarem cada vez mais ao mundo profissional. “Desde o dia que fui selecionada para o estágio, senti-me muito motivada a aprender e vivenciar esse momento. O primeiro estágio, a porta de entrada para o mercado de trabalho, o ponto de partida. Estar junto de uma galera disposta a te ajudar e motivar todos os dias é muito gratificante”, conta a estudante Taísa Jardim, de 17 anos, sobre como está sendo o estágio profissional.

Já o gestor da Escola Técnica Estadual do Porto Digital, Marcos Antônio, diz que o Innovation Camp “pois oportuniza uma imersão no mundo da tecnologia para as estudantes, estimulando cada vez mais essas estudantes a seguirem seus sonhos”. “Elas descobrem que as mulheres têm seu lugar dentro desse mercado, que antes era ocupado em sua maioria por homens. Além de tudo isso oferece uma grande oportunidade as meninas que é o estágio de férias”, completa.

NOVAS FORMAS DE RECRUTAMENTO

Muitas empresas vêm adotando novos modelos de seleção, buscando por alternativas que possa avaliar melhor o perfil e habilidades dos candidatos. Os jovens que participaram do Innovation Camp tiveram oportunidade de se capacitar e ainda participar de uma seleção de estágio, dentro do mesmo treinamento. “O projeto acaba sendo uma alternativa de identificar jovens para o perfil da empresa. E aproveitar programar de capacitação para recrutamento vem se mostrando tendência na área de gestão de pessoas”, explica a gerente de projetos da Junior Achievement Pernambuco, Olga Lucena.

Isso porque, durante o programa, podem ser avaliadas e exploradas algumas habilidades essenciais para análise de perfil, como pensamento crítico, criatividade, coordenação, negociação, inteligência emocional, resolução de problemas complexos, tomada de decisões, flexibilidade cognitiva, orientação para servir, liderança e gestão de pessoas, que são aptidões cada vez mais solicitadas pelo mercado de trabalho. Além do Innovation Camp, a Junior Achievement pode aplicar outros programas para seleção e treinamento. No caso das selecionas para o estágio de férias da Avanade, participaram do Habilidades para o sucesso.

A aplicação do Innovation Camp e todos os outros programas da Junior Achievement são gratuitos para os jovens e as escolas. São desenvolvidos em parceria com empresas e profissionais voluntários, que receberem treinamento da instituição. Professores e gestores que tiverem interesse em receber o Innovation Camp nas suas escolas, podem entrar em contato através do (81) 3421.2277 ou jape@jape.org.br.

SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT

Completando 100 anos neste 2019, a Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

SERVIÇO 

Endereço: Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, na Boa Vista (Recife).
Informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br
https://www.instagram.com/japernambuco/
https://www.facebook.com/ONGJAPE/

A Junior Achievement de Pernambuco conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação desde 2012.

Categorias: Cliente em pauta | Educação |
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *