Desafios que pessoas trans enfrentam no mercado de trabalho: empreender pode ser uma saída
Postado em 14/12/2023   | por Maíra Passos

Desafios que pessoas trans enfrentam no mercado de trabalho: empreender pode ser uma saída

Para ajudar na capacitação de pessoas LGBTQIAP+, a ONG Junior Achievement Pernambuco traz o “Empreender é para todes”

São inúmeros os desafios que a comunidade LGBTIQIAP+ enfrentam ainda nos dias de hoje. Segundo último relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a expectativa de vida de pessoas trans no Brasil é de 35 anos. Além de casos de violência, outra grande barreira é a entrada no mercado de trabalho. A empreendedora Brenda Lucena Trindade, que atua no ramo de salão de beleza, conta que é difícil encontrar oportunidade de empregos bons.

“É difícil pra nós que somos trans. Então, nosso desabafo é que não abrem espaço para nós, não abrem emprego bom no mercado de trabalho, pois somos discriminadas. Não existem trans nos melhores salões, nos melhores ambientes do Recife. Ou seja, é uma dificuldade achar empregador que contrate travesti”, explica a empreendedora, que tem um salão de beleza em sua casa e já pretende abrir o empreendimento em um lugar melhor.

Brenda Lucena Trindade

Já Cibelle Gracielle da Silva empreende no ramo de sandálias, comercializando sandálias comuns, de capacho e decoradas. Aos 63 anos, também relata sobre os desafios de ser trans e encontrar oportunidades no mercado de trabalho. “E empreender também não é fácil, mas é importante legalizar a empresa para emitir notas fiscais, contribuir para o INSS e poder crescer”, detalha a empreendedora, que é MEI.

Brenda e Graciele são alunas da capacitação “Empreender é para todes”, realizada pela ONG Junior Achievement Pernambuco, que traz ferramentas para ajudar pessoas LGBTIQIAP+ a empreenderem e alavancar seus negócios. O foco do programa é na aprendizagem prática, tendo o objetivo de auxiliar pessoas que possuem um negócio ou desejam abrir um e melhorar sua gestão. A primeira turma está sendo realizada com pessoas atendidas pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT, no Recife.

Assim, o programa foi desenvolvido para estimular a autoestima das pessoas participantes, senso de pertencimento e compromisso em desenvolver as suas habilidades empreendedoras. “‘Empreender é para Todes’ traz, como tema transversal, economia, cidadania e civismo, além de competências gerais, como pensamento científico, crítico e criativo, trabalho e projeto de vida, empatia e cooperação”, explica a gestora executiva da ONG Junior Achievement Pernambuco.

As aulas acontecem durante cinco encontros, sendo o último no dia 19 de dezembro. Além da capacitação empreendedora, os participantes receberão certificado, ajuda de custo para passagem e bolsa auxílio de R$ 300 ao final do projeto, com o objetivo de impulsionar a ideia de negócio de cada um. Já no conteúdo programático das aulas: autoconhecimento e orçamento; ferramentas de estruturação do negócio; e comunicação e vendas.

Haverá ainda espaço para apresentação dos negócios planejados pelos participantes do programa. Em Pernambuco, o escritório da ONG fica na Rua da Guia, 142, sala 307/05, Empresarial ITBC, Recife Antigo. O contato é através do telefone (81) 3421.2277 e jabrasil.org.br/pe.

Sobre a Junior Achievement

Com mais de 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sexta melhor ONG do mundo, segundo ranking do The Doot Good, além de ter sido indicada ao prêmio Nobel. No Brasil, a Junior Achievement atua desde 1983. Já seu escritório em Pernambuco chegou em 2003, há 20 anos. Ao longo da sua atuação no país, os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

Serviço | Junior Achievement Pernambuco

Endereço: Rua da Guia, 142, sala 307/05, Empresarial ITBC, Recife Antigo.
Informações: (81) 3421.2277 e 81 98162.1035
Site: jape.org.br
Instagram: @japernambuco

A Junior Achievement Pernambuco conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação, desde 2012.

Por Maíra Passos – Jornalista & Assessora de Comunicação
Jornalismo, Unicap (2008)
MBA em Marketing, UPE (2010)
Pós-graduada em Influência Digital, PUC-RS (2021)
Mestranda em Comunicação, UFPE (2022).
Mais no Linkedin

Categorias: Cliente em pauta |
Tags:,
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *