Com apoio do Google.org e BID Lab, Junior Achievement realiza curso de suporte em TI para jovens do Recife
Postado em 21/01/2020   | por Maíra Passos

Com apoio do Google.org e BID Lab, Junior Achievement realiza curso de suporte em TI para jovens do Recife

As inscrições para o projeto, voltado para jovens de 18 a 29 anos, são gratuitas e vão até 25/01. Já as aulas têm previsão de início no dia 05/02, Compaz Ariano Suassuna

A Junior Achievement, instituição mundial sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, com atuação em Pernambuco, realiza o Certificado Profissional de Suporte em TI, com apoio do Google.org e BID Lab. No Recife, o projeto, voltado para jovens de 18 a 29 anos, acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Os interessados em ter o certificado têm até o dia 25 de janeiro para realizar a inscrição, através do link http://bit.ly/IncricoesGoogleJA.

Gratuito, o treinamento vem com a proposta de preparar jovens para iniciar uma carreira na área de TI em nível inicial, compartilhando conhecimento técnico e desenvolvendo habilidades socioemocionais. Entre os requisitos para participar do projeto, estão: ter concluído o Ensino Médio em escola pública, não estar trabalhando nem estudando e ter a renda familiar per capita de até um salário mínimo.

Não é preciso ter nenhum tipo de treinamento ou experiência profissional anterior. O curso é híbrido, contando com 240 horas de aulas presenciais e 60 horas de conteúdo online. Além da disciplina de TI, o curso também trabalha habilidades socioemocionais importantes para entrar e se manter no mercado de trabalho, conhecidas como soft skills, como comunicação, ética, pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Segundo a diretora executiva da Junior Achievement Pernambuco, Rosane Schereschewsky, para cada 25 jovens concluintes, nosso objetivo é que ao menos dez sejam contratados na área.

“O objetivo é preencher a grave lacuna de habilidades digitais no país, contribuindo com a geração de renda e ascensão social de populações vulneráveis. Também pretendemos contribuir com o crescente mercado de TI, que possui mais vagas do que profissionais capacitados para preenchê-las, além de promover mais igualdade no setor, no sentido de gênero, raça e classe social”, explica a diretora da instituição em Pernambuco, lembrando que o mercado de Tecnologia da Informação é um dos que mais cresce no Brasil.

Inclusive, dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostram que, atualmente, existem 845 mil empregos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. Já a procura por profissionais especializados em TI deve chegar a 420 mil até 2024.

Pernambuco é um dos 12 estados contemplados para receber uma das turmas piloto do projeto. Até 2022, serão realizadas nove turmas no estado. Na capital pernambucana, a primeira acontece no Compaz Ariano Suassuna, viabilizada através de parceria entre a Junior Achievement Pernambuco e a Prefeitura do Recife. A previsão de início é no dia 05 de fevereiro, com aulas presenciais de terça a sexta, das 13h às 17h. Mais informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br.

JUNIOR ACHIEVEMENT

Com 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

BID LAB

BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que mobiliza capital, conexões e conhecimento para promover inovação para a inclusão na América Latina e Caribe. BID Lab trabalha com o setor privado e capitaliza a influência do BID com os governos e a sociedade civil para maximizar o impacto de seus projetos e investimentos junto a populações vulneráveis. Desde o dia 29 de outubro de 2018 BID Lab se tornou a nova identidade do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN). Mais: http://www.idblab.org.

BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

GOOGLE.ORG

O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos que inovam para resolver questões humanitárias. A instituição foi criada para descobrir, experimentar e construir ideias para melhorar o mundo, além de incentivar uma abordagem interativa para a filantropia. O objetivo é desenvolver e investir em atividades que podem ter impacto local, regional e global, reunindo esforços no intuito de promover um mundo melhor de maneira mais rápida.

SERVIÇO

O quê? Certificado profissional de suporte em TI, realizado pela Junior Achievement Pernambuco, com apoio do Google e BID Lab
Inscrições: gratuitas, até 25/01, através do http://bit.ly/IncricoesGoogleJA
Aulas: previsão de início no dia 05/02. Previsão de término do dia 05/06. De terça a sexta, das 13h às 17h
Onde: no Compaz Ariano Suassuna – Av. Gen. San Martin, nº 1208, Cordeiro, Recife – PE
Informações: (81) 3421.2277 e jape@jape.org.br.
instagram.com/japernambuco
facebook.com/ONGJAPE

A Junior Achievement de Pernambuco conta com assessoria de imprensa da Maíra Passos Comunicação desde 2012.

Categorias: Cliente em pauta |
Tags:, , ,
Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *